Circo Mínimo
news menu leftnews menu right
 "Simbad, o Navegante" foi eleito pelo jornal O Estado de São Paulo o Melhor Espetáculo Infantil de 2015 e o jornal Folha de São Paulo o elegeu o segundo melhor espetáculo infantil do ano. Além disso Simbad ganhou o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo FEMSA) em 4 categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Ator, para Ronaldo Aguiar, Melhor Iluminação para Wagner Freire e Melhor Direção, para Carla Candiotto. “Simbad, o Navegante”, é o quarto trabalho para crianças da Cia. Circo Mínimo (um para jovens, “Ladrão de Frutas” e dois para crianças, “João e o Pé de Feijão” e “Jucazécaju”).

“Simbad, o Navegante”, é uma adaptação da história clássica das mil e uma noites, contada com um cenário todo formado por bambus. Nela, dois atores criam mundos, ilhas, barcos, baleias, pássaros gigantescos, tempestades e perigos, manipulando estruturas de bambus que dão suporte para as acrobacias.

A diretora Carla Candiotto, também responsável pelos dois espetáculos anteriores para crianças da Cia, é conhecida por seus trabalhos para esse público, aos quais ela imprime um estilo bem-humorado e inteligente, usando sempre o ator como base para a narrativa. Simbad não é diferente. Veja o que escreveu Dib Carneiro sobre o espetáculo na Revista Crescer:

“Nesta ótima adaptação da companhia Circo Mínimo, ‘Simbad, o Navegante’, está muito bem retratado e representado. A diretora Carla Candiotto, valendo-se inteligentemente de uma linguagem mista – teatro, dança, contação de histórias e circo – acertou mais uma vez no ritmo e no clima de encantamento que fisga a plateia desde o primeiro minuto.
(...) isso funciona demais com as crianças, reforçando conceitos, auxiliando o ritmo da narrativa. (...) o que mais chama a atenção neste espetáculo, fazendo dele antológico e inesquecível, é a estrutura móvel de bambu, de 4 metros de altura. Você não vai acreditar na versatilidade do material.
As varas de bambus impregnam o espetáculo de uma inacreditável agilidade, transformando-se em baleias, monstros, vestidos, chapéus, barcos, navios, pássaros, serpentes, trapézios, gangorras e tantos outros elementos importantes para o desenvolvimento dos sete contos narrados pelos dois atores. A plasticidade do espetáculo, graças a essa verdadeira ‘farra dos bambus’, é a grande chave para colocar ‘Simbad, o Navegante’ desde já entre os melhores da nova temporada de teatro infantil em São Paulo. Não perca por nada” (Dib Carneiro, Revista Crescer).

No elenco estão Ronaldo Aguiar, conhecido e premiado palhaço de circo e de teatro (Doutores da Alegria, Circo Roda Brasil), que também possui formação em dança, e Rodrigo Matheus, fundador do Circo Mínimo, circense conhecido por seus trabalhos aéreos.

O espetáculo é indicado para crianças a partir de 4 anos.



ZOL DESIGN - XHTML and CSS.